CÂMARA MUNICIPAL DE CRISTIANO OTONI - MG

 

Inicial

Informações

Curiosidades

Legislação

Portal da Transparência

Fale conosco

Portal Interlegis - Comunidade Legislativa na Internet

 


 

Voltar

 

Paisagens do Município

Cursos D'água

 

Nascente do Rio Paraopeba

Foto: Instituto Estrada Real

                    Esta nascente do Rio Paraopeba está no local conhecido como Paineiras; entre Cana do Reino e Soledade. É uma das principais nascentes deste importante rio que corta todo o município de Cristiano Otoni.

                    Existem muitas outras nascentes de igual importância na área do município, que correm, quase que em sua totalidade, para o Rio Paraopeba. A Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba é extensa, abrangendo importantes rios e córregos do Estado. O Rio Paraopeba tem sua foz na Represa de Três Marias, fazendo parte da Bacia do Rio São Francisco.

                    Abaixo, fotos da região da nascente principal.

 

 

Fotos: Márcio José de Rezende

 

Cachoeira da Usina

               A Cachoeira da Usina, formada pelas águas do Rio Paraopeba está localizada às margens da estrada que liga a Sede do Município ao Distrito de São Caetano, próximo ao Bairro Pinheiros. A força das águas foi utilizada durante alguns anos para gerar energia elétrica para as cidades de Cristiano Otoni e Caranaíba, daí a denominação “Usina”, referência à pequena hidrelétrica existente naquela época.

            Apesar de a usina já não existir, até hoje o local continua com esta denominação.

 

Cachoeira da Santa Clara

            Localizada próximo à Fazenda Santa Clara e à Cachoeira da Usina, apesar do pouco volume de água possui grande beleza natural, assim como em seu entorno. Seu córrego tem sua foz no Rio Paraopeba, pouco abaixo da Cachoeira da Usina.

 

Cachoeira do Paraíso

Fotos: Márcio José de Rezende

            A Cachoeira do Paraíso, formada por afluentes do Rio Paraopeba está localizada em propriedade particular, aproximadamente cinco quilômetros da Sede do Município, afastada cerca de um quilômetro da estrada que liga a Sede ao Distrito de São Caetano. A mesma é aberta à visitação, recebendo várias pessoas, de Cristiano Otoni e cidades vizinhas, principalmente nos finais de semana.

 

Cachoeira da Pedra

Foto: Instituto Estrada Real

            Localizada na divisa com Santana dos Montes, é cercada por matas e pastagens. Freqüentada pela população para banhos.

 

Cachoeira do Engenho

Foto: Instituto Estrada Real

            Cachoeira do Engenho. À sua volta existe toda uma estrutura com restaurante, lanchonete e piscinas, sendo uma delas natural utilizando-se da queda d'água. Próximo encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Velho, por onde também passa a Estrada Real.

 

Cachoeira dos Olhos D'Água

Foto: Márcio José de Rezende

            Cachoeira dos Olhos D`Água. Situada na localidade de Olhos D`Água, é pouco freqüentada. Cercada por matas e pastagens, possui pouco volume de água, mas muita beleza natural.

 

Cachoeira da Casa Velha

Foto: Miguilim Assessoria Cultural

            Localiza-se próximo à fazenda conhecida como "Casa Velha", na divisa com o Município de Casa Grande. Freqüentada ocasionalmente para banhos, possui muita beleza natural.

 

Voltar

 


 

Inicial

Informações

Curiosidades

Legislação

Portal da Transparência

Fale conosco

Portal Interlegis - Comunidade Legislativa na Internet