CÂMARA MUNICIPAL DE CRISTIANO OTONI - MG

 

Inicial

Informações

Curiosidades

Legislação

Portal da Transparência

Fale conosco

Portal Interlegis - Comunidade Legislativa na Internet

 


 

Voltar

 

Paisagens do Município

Estradas

 

Estrada Real

   

                Com a descoberta de ouro e pedras preciosas em Minas Gerais, fez-se necessária uma integração maior do estado com a capital. Garcia Rodrigues Paes, filho do bandeirante Fernão Dias abriu, então o chamado Caminho Novo da Estrada Real, em 1703, ligando o Rio de Janeiro a Ouro Preto – então Vila Rica. O Caminho Velho, que passava pelo sul de minas e levava à cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, cruzava com o Caminho Novo na região onde hoje estão os Municípios de Conselheiro Lafaiete – então Vila dos Carijós, Ouro Branco e Ouro Preto.

               O Caminho Novo da Estrada Real passa pelo Município de Cristiano Otoni, seguindo pelas localidades de Cabeça D’Anta, Maria Palmeira, Olhos D’Água, Engenho, Rocinha, Paraopeba, Boa Vista, indo em direção a Queluzito (Santo Amaro). As fazendas antigas que margeiam a Estrada Real possuíam pontos de comércio, para atender os transeuntes que por ela passavam, como na Fazenda Cruz das Almas, no Engenho. Existem também várias ramificações da Estrada Real que levam a outras fazendas e localidades, dentro do Município, e também ramais que fazem a ligação da Estrada com outros Municípios.

                A foto acima mostra trechos da Estrada Real na localidade de Paraopeba, no Município de Cristiano Otoni, com os devidos marcos do Instituto Estrada Real.

               Maiores informações sobre a Estrada Real, inclusive sobre o Município de Cristiano Otoni você encontra clicando sobre o seguinte endereço: www.estradareal.org.br

 

Fotos: Márcio José de Rezende

 

Voltar

 


 

Inicial

Informações

Curiosidades

Legislação

Portal da Transparência

Fale conosco

Portal Interlegis - Comunidade Legislativa na Internet