CÂMARA MUNICIPAL DE CRISTIANO OTONI - MG

 

Inicial

Informações

Curiosidades

Legislação

Portal da Transparência

Fale conosco

Portal Interlegis - Comunidade Legislativa na Internet

 


 

Voltar

 

Paisagens do Município

Igrejas

 

Matriz de Santo Antonio

    

Fotos: Hélio Passos / Márcio José de Rezende

                A Matriz de Santo Antonio, localizada na Praça Santo Antonio, Centro, foi construída em meados do final do Século XIX e princípio do Século XX. O senhor Antônio José da Costa doou o terreno e escolheu como padroeiro Santo Antonio. Na construção original não existiam: a torre e a parte frontal, que foram erguidas na década de 1950, nem o aumento na parte de trás, que foi feito em reforma iniciada em 2003. A festa do Padroeiro é realizada todos os anos no mês de junho, com a presença de muitos fiéis, principalmente no dia 13 de junho, dia de Santo Antonio, feriado municipal. Durante o ano são realizadas também diversas celebrações tradicionais na comunidade.

 

Capela de Nossa Senhora da Guia (Capelinha)

   

Fotos: Wincler Luiz Magella

                Esta Capela de Nossa Senhora da Guia, carinhosamente chamada de Capelinha, localizada à Rua Nossa Senhora da Guia, próximo ao trevo de acesso à cidade, foi construída na década de 1940, sendo concluída em 1947. Seu modelo foi idealizado pelo Sr. Alberto Zille, que, juntamente, com o Sr. Ernesto Zille foram os construtores. Um fato que marcou sua construção foi quando o Dr. Santana, Engenheiro da Empresa de Construções Gerais, que à época estava no município construindo a variante da ferrovia (E.F.C.B.), duvidou que a laje da Capela, em forma oval, fosse segura o bastante para não ruir. O Sr. Alberto Zille foi pessoalmente retirar o escoramento da laje e permaneceu embaixo da mesma, provando que a construção era segura. Prova disto é que a mesma já está há mais de 50 anos no local, sem sofrer qualquer avaria. O formato de sua laje de forro foi inovador na época e até hoje é motivo de orgulho para os cristianenses.

               No dia 05 de março de 2006 foram inauguradas as obras realizadas na Capelinha e em seu entorno, conforme fotos abaixo, com participação de alguns de seus construtores, como o Sr. Ernesto Zille, com 91 anos de idade. Vale lembrar que Nossa Senhora da Guia foi a primeira Padroeira de Cristiano Otoni, e que a Capela primitiva era localizada aos pés do Morro do Cruzeiro.

    

Fotos: Carlos Magno Tavares

 

    

Fotos: Márcio José de Rezende

Detalhe abaixo: gruta com imagem de Nossa Senhora da Guia

 

Igreja de São Pedro

    

Fotos: Márcio José de Rezende

                A Igreja de São Pedro, no Bairro Pinheiros, foi concluída em 1984. O senhor Oriel de Paula Vieira doou o terreno, e o saudoso Monsenhor Raul de Azeredo Coutinho iniciou sua construção, que foi terminada pelo também saudoso Pe. Humberto Van Aacken, que contou com o apoio de toda a comunidade, e conseguiu recursos também em sua terra natal, na Alemanha.

               A Igreja está localizada à Praça São Pedro, em frente à Rua Vicente de Paula Vieira, no Bairro Pinheiros.

 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

               A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na comunidade de Engenho Velho, está localizada às margens da Estrada Real;  é uma construção do Século XIX. Ao lado da Igreja há um Cruzeiro, que antes era de madeira e hoje é de concreto. Antigamente existiam várias casas em volta da igreja. A distância da Sede do Município é de aproximadamente 12 quilômetros.

 

Cruzeiro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição

               Este Cruzeiro está localizado ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Velho. À frente da Igreja passa o Caminho Novo da Estrada Real.

 

Igreja de São Caetano

                A Igreja de São Caetano, localizada na Sede do Distrito de São Caetano, à Praça Eliezer de Paula Vieira, é uma construção do Século XIX; à sua frente existe um Cruzeiro. Em seu entorno podemos observar um muro de pedras em bom estado de conservação, onde se localiza o Cemitério daquela localidade. A primeira Capela de São Caetano foi construída na localidade de Paraopeba, onde ainda existem vestígios e parte das ruínas desta capela primitiva.

                No interior desta Igreja existem obras muito antigas, como imagens, pia batismal e relógio. A distância da Sede do Município é de aproximadamente 12 quilômetros.

  

Fotos: Márcio José de Rezende

 

Cruzeiro - Igreja de São Caetano

                Este Cruzeiro está localizado à frente da Igreja de São Caetano, na Praça Eliezer de Paula Vieira, no Distrito de São Caetano, a 12 km da Sede do Município.

 

Pia Batismal - Igreja de São Caetano

                Esta Pia Batismal pertence à Igreja de São Caetano, e está colocada em seu interior. Como a própria Igreja, é uma obra muito antiga, provavelmente do início do Século XIX.

 

Relógio - Igreja de São Caetano

                 Este relógio pertence à Igreja de São Caetano, está colocado em seu interior, ao lado do altar. Destaca-se por seu móvel de madeira, em bom estado de conservação.

 

Imagens - Igreja de São Caetano

                    Estas imagens, do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores pertencem à Igreja de São Caetano; são obras também muito antigas, e estão em seu interior.

 

Voltar

 


 

Inicial

Informações

Curiosidades

Legislação

Portal da Transparência

Fale conosco

Portal Interlegis - Comunidade Legislativa na Internet