Acesso à Informação

Acesso à informação

Estradas

Estrada Real

estrada_real_2.jpgestrada_real_3.jpg

                Com a descoberta de ouro e pedras preciosas em Minas Gerais, fez-se necessária uma integração maior do estado com a capital. Garcia Rodrigues Paes, filho do bandeirante Fernão Dias abriu, então o chamado Caminho Novo da Estrada Real, em 1703, ligando o Rio de Janeiro a Ouro Preto – então Vila Rica. O Caminho Velho, que passava pelo sul de minas e levava à cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, cruzava com o Caminho Novo na região onde hoje estão os Municípios de Conselheiro Lafaiete – então Vila dos Carijós, Ouro Branco e Ouro Preto.

               O Caminho Novo da Estrada Real passa pelo Município de Cristiano Otoni, seguindo pelas localidades de Cabeça D’Anta, Maria Palmeira, Olhos D’Água, Engenho, Rocinha, Paraopeba, Boa Vista, indo em direção a Queluzito (Santo Amaro). As fazendas antigas que margeiam a Estrada Real possuíam pontos de comércio, para atender os transeuntes que por ela passavam, como na Fazenda Cruz das Almas, no Engenho. Existem também várias ramificações da Estrada Real que levam a outras fazendas e localidades, dentro do Município, e também ramais que fazem a ligação da Estrada com outros Municípios.

                A foto acima mostra trechos da Estrada Real na localidade de Paraopeba, no Município de Cristiano Otoni, com os devidos marcos do Instituto Estrada Real.

               Maiores informações sobre a Estrada Real, inclusive sobre o Município de Cristiano Otoni você encontra clicando sobre o seguinte endereço: www.estradareal.org.br

estrada_real_4.jpg

Fotos: Márcio José de Rezende

logo rodape

 

logo rodape

Informações

De segunda a sexta das 07:00 às 16:00
Telefone:  (31) 3724-1151
Whatsapp:  (31) 98869-4698 
Email: adm@cristianootoni.cam.mg.gov.br

R. Joaquim Ribeiro de Castro, 10, Centro
Cristiano Otoni - Cep  36426-000